Crise na Base Aliada: Presidente da Câmara Naíde Brito(PT) demite primo de vereador e em nota joga a culpa em Fausto Franco(Dem)

0
22

Amarelou a inquilina de Moema, presidente da Câmara Naide Brito(PT), diante de todas as pressões recebidas, mostrou que não é firme o suficiente para garantir o cumprimento dos acordos que faz. Ao não suportar as pressões estabelecidas, não conseguiu manter o crime de Nepotismo na Câmara por muito tempo. Demitiu o primo do vereador e ainda jogou a culpa no Vereador Fausto Franco(Dem). Ato enfraquece e desmoraliza o parlamento da cidade.

A nomeação do primo do vereador e primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, Fausto Franco (DEM),  desencadeou uma forte movimentação dos jornalistas, articulada pelo Coletivo #EuSouJornalista, contra a medida, por desrespeitar a categoria, a presidente da Câmara de Vereadores de Lauro de Freitas, Naide Brito (PT), resolveu exonerar Marcio Alves Franco do cargo de gerente de Comunicação da casa legislativa, na noite deste sábado (28) conforme a nossa reportagem já havia informado.

Por meio de nota, a presidente da Câmara de Vereadores, informou que a indicação do nome para a gerência de Comunicação foi feita pelo 1ª Secretário da Casa. “Ao tomarmos conhecimento de que se trata de parente próximo de um vereador, tomamos, conjuntamente, a decisão de anular essa nomeação”, diz a nota.

Naide Brito adiantou ainda que o jornalista Alberto Freitas,  formado pela EBC/Facom da UFBA, com experiência em jornalismo impresso (A Tarde), televisivo (Tevês Bandeirantes e Bahia) e assessoria de comunicação (Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Secom Bahia e Câmara de Salvador, dentre outras atividades) assumirá a comunicação da Câmara de Vereadores de Lauro de Freitas.

Confira a nota da Câmara de Vereadores na íntegra (sic):

NOTA DE ESCLARECIMENTO
Em resposta aos questionamentos suscitados pela nomeação do Sr. Mário Alves Franco ao cargo de Gerente de Comunicação da Câmara Municipal de Lauro de Freitas, esclarecemos que não há qualquer ilegalidade no ato. A função é de caráter administrativo, de nível médio e suas atribuições não podem ser confundidas com as atribuições de qualquer profissional de imprensa.

Na lei 1.674/2016, que rege o funcionamento da Câmara, há outros cargos da área de comunicação, cerimonial e eventos para os quais é exigido nível superior. Entre eles o de Diretor de Comunicação e Eventos, o de Assessor de Comunicação Social e o de Coordenador de Comunicação e Eventos, que serão nomeados em breve.

É compromisso nosso dar tratamento especial à comunicação, que consideramos essencial para a transparência no setor público. Para isso orientamos a criação do núcleo que desenvolverá a relação interna e externa na Câmara.

Nesse núcleo está o assessor de Comunicação para o qual será nomeado, já a partir de 1º de fevereiro, o jornalista Alberto Freitas, profissional competente e com grande experiência em assessoria de imprensa na área pública.

Respeitamos e consideramos legítima a luta dos jornalistas pela valorização profissional, mas é importante destacar que no caso específico, a denúncia tem caráter político, movida por uma oposição que busca criar embargos ao nosso trabalho e ao processo de reorganização que estamos desenvolvendo na instituição.

Querer confundir a opinião pública com a contratação de profissional para tratar de questões administrativas no setor de comunicação da Câmara – como é o caso da gerência – com os profissionais de imprensa, a exemplo de jornalistas, publicitários e relações públicas, dentre outros que compõem o quadro de comunicação da Casa é, no mínimo, atitude de má fé daqueles que, conhecendo a estrutura da Câmara, ainda assim provocaram essa polêmica.

Vale informar aqui que a indicação do nome para a gerência de Comunicação foi feita pelo 1ª Secretaria da Casa. Ao tomarmos conhecimento de que se trata de parente próximo de um vereador, tomamos, conjuntamente, a decisão de anular essa nomeação.

Sem mais, nos colocamos à inteira disposição para continuarmos trilhando pela garantia da transparência e da valorização da Comunicação tão essenciais para o resgate da credibilidade da Câmara de Lauro de Freitas.
Atenciosamente
Naide Brito
Presidente

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here