AMI realiza primeira Atividade do Projeto Onda do Bem em Lauro de Freitas

0
24
A Primeira atividade do ‘Projeto Onda do Bem’, promovido pela AMI – Amigos e Moradores de Ipitanga, aconteceu neste domingo(22) na Praia de Ipitanga e teve repercussão positiva aos frequentadores e visitantes da Praia, com o exemplo de conscientização.

O grupo distribuiu sacos de lixo e levou um pouco de educação ambiental aos banhistas e aos comerciantes, que nos recepcionaram muito bem, parabenizando a ação e nos contando um pouco o que acham de todo este lixo. Muitos inclusive constrangidos com a ação começaram a catar seus lixos.

Presentes Ana Cláudia Magalhães, Alex LemosMaressa Lacerda, Marcos Carvalho e demais amigos tiveram a possibilidade de verificar a situação da Praia de Ipitanga. Primeiro, foi encontrado muito lixo. Sacos de picolé, canudos, tampas de garrafa, sacos de biscoito, de salgadinho.. até fralda suja! Os lixos se concentram próximo às barracas e de ambulantes. Nas mesas não foram encontradas lixeiras, por isso, muitos queriam um saco de lixo. Segundo, a Praia de Ipitanga está repleta de resíduos de construção e com o passeio, que separa a praia das vias, todo quebrado. Há vegetação alta encobrindo roedores e demais vetores de doenças. Terceiro, a Praia de Ipitanga está recebendo esgoto das barracas a céu aberto, o que é absurdo.

Após atividade, o grupo se reuniu e observou os seguintes pontos que precisam ser resolvidos:

*1. Precisa-se urgente de regras para os comerciantes* – são eles que devem responder pelos seus produtos que são jogados no chão.

*2. A prefeitura precisa dar transparência aos dias, horários e pontos de coleta*

*3. Precisa-se urgente de fiscalização* – para que as regras sejam respeitadas e inclusive notificar o lançamento de esgoto na praia;

*4. Precisa-se de cartazes de educação ambiental*

*5. Os contratos com as empresas de coleta de resíduos precisam abraçar não somente a coleta mas também ações ambientais*

*6. Precisa ser criada lei/ decreto que discipline o uso da praia e multe aqueles que desrespeitarem as regras*

As atividades continuarão. Os pontos observados serão levados à Prefeitura. Ami Ipitanga solicitará uma reunião com representantes da SESP, SEOPS e SEMARH para iniciar um projeto se proteção e cuidado da nossa Praia. Avante Ami Ipitanga, avante Onda do Bem!

Confira um pouco nas imagens, a atividade realizada:

 

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, céu, nuvem e atividades ao ar livre

 

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here