Acm Neto vai acolher os Filhos dos Ambulantes na Festa de Yemanjá e Carnaval enquanto eles trabalham

0
36

Cerca de 20 crianças com idades entre 1 e 13 anos foram acolhidas, durante a Lavagem do Bonfim, no espaço de convivência para crianças e adolescentes instalado pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), no Abrigo D. Pedro II, na Boa Viagem. Os menores foram identificados pela equipe de abordagem social na companhia de pais ou responsáveis que trabalham como ambulantes durante o evento religioso.

“Essa força tarefa entre os órgãos da Prefeitura demostrou que é possível fazer um acolhimento digno, um verdadeiro exercício de cidadania. Esses meninos e meninas ficam em estado vulnerável, correndo qualquer tipo de risco e violência, numa festa desse tamanho. Por isso nós precisamos sempre preservar e salvaguardando as suas vidas”, disse a titular da Semps, Tia Eron.

Para Geovani Santos, pai de uma criança de um ano que foi acolhida no espaço, aproveitou o dia de folga para trabalhar como vendedor ambulante e precisou do serviço da Prefeitura para garantir segurança ao pequeno. “Aqui é perto. Vi que aqui tem espaço, tem segurança pra criança brincar, se distrair, tem alimentação também. Me deu confiança para deixar meu filho aqui.”

Outras festas – Com histórico positivo durante o Carnaval, quando são implantadas diversas unidades no perímetro dos circuitos, a estrutura será montada em todos os festejos populares da capital baiana, a exemplo da Festa de Iemanjá, no Rio Vermelho, e da Lavagem de Itapuã, que ocorrem nos dias 2 e 16 de fevereiro, respectivamente.

Preparados para acolher jovens de 0 a 17 anos, os espaços oferecem um ambiente para recreação com prática de esportes e leitura de estórias. Durante todo o tempo de acolhimento, os menores são monitorados por uma equipe multidisciplinar, composta por pedagogos, psicólogos e assistentes sociais.

Para a festa do Rio Vermelho, no dia 2 de fevereiro, a unidade será implantada na Escola Osvaldo Cruz, localizada na Rua do Meio Nº 13. Em Itapuã, cuja festa ocorre no dia 16 de fevereiro, o local ainda será definido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here